Casa das Fragmentadoras – Fragmentadora de Papel menu
keyboard_arrow_right keyboard_arrow_right

Diferenças entre Fragmentadora Profissional / Industrial e Trituradoras

Linha completa de Fragmentadoras de Papeis

O sistema de corte, ou bloco de corte em uma fragmentadora profissional / industrial é composto de cilindros de corte, normalmente maciços, que giram em sentido convergente, um ao outro, empurrando e cortando (fragmentando) os papeis e outros materiais para dentro da fragmentadora. A geometria dos dentes dos cilindros de corte define o tamanho das partículas nas quais os diversos materiais são destruídos.

As trituradoras ou trituradores tem um mecanismo de corte similar a um liquidificador doméstico de cozinha, mas tamanho gigante. Elas possuem facas de corte fixadas no eixo de um motor elétrico que gira em alta rotação. Estas facas giram aplicando golpes nos materiais e reduzindo o seu tamanho. Embaixo destas facas, existe uma grelha (chapa perfurada com furos de diâmetro determinado). Quando as partículas produzidas pelos golpes das facas, ficarem com tamanho menor que os furos da chapa perfurada, estas partículas passam pelos furos da grelha e vão para um reservatório por meio de sucção de ar. Quanto menor a partícula desejada, mais tempo de golpes das facas deve ser aplicado nos materiais a serem destruídos. Seria como moer alimentos no liquidificador. Quanto mais moído queremos o alimento, mais tempo temos que deixa-lo sob a ação das facas do liquidificador.

As fragmentadoras industriais trazem vantagens importantes sobre as trituradoras, principalmente na área de proteção e meio ambiente. As trituradoras são muito barulhentas e produzem forte vibração. Produzem alto nível de ruído, acima do recomendado pela legislação e requerem a utilização de salas reservadas e/ou uso de protetores auriculares. As trituradoras, por movimentar os materiais com golpes, também produzem alto nível de partículas em suspensão (poeira), requerendo a utilização de máscaras protetoras.

Fragmentadoras industriais tem normalmente um custo maior, devido à maior complexidade dos blocos de corte, mas em compensação são silenciosas, não produzem alto nível de poeira e conferem ritmo regular de trabalho aos operadores, gerando maior conforto e rendimento do trabalho.